Faça o seu pedido de adesão e comece a navegar na nossa área profissional.
A pobreza energética é um problema que vem ganhando destaque na Comissão Europeia. Segundo o Observatório da União Europeia para a Pobreza Energética mais de 50 milhões de famílias europeias, e cerca de 22,5% da população portuguesa (sobretudo nas zonas rurais onde se encontra a população mais idosa), vivem numa situação de pobreza energética. Morrem de calor e frio devido à falta de condições nas suas habitações para combater os extremos do clima.
Para combater esta pobreza que se vive em Portugal o país comprometeu-se a melhorar a eficiência energética,renovar os seus edifícios (públicos e privados) e descarbonizar o setor de aquecimento e arrefecimento.
Conheça duas medidas para combater esta pobreza:
Assegurar a ventilação dos espaços
A ventilação de uma habitação é fundamental para satisfazer as condições necessárias diárias, e para assegurar uma qualidade de ar satisfatória. Sem esta renovação dá-se a acumulação do ar viciado, degradando o ambiente da sua casa ou do local de trabalho.
Com o objetivo de melhorar a qualidade do ar que respiramos a HENQ apresenta soluções de Ventilação Mecânica Controlada (VMC). Este sistema controla o fluxo da renovação do ar de acordo com a humidade de cada ambiente, removendo o ar viciado e substituindo-o por ar renovado.
O sistema VMC é um recurso eficaz para garantir uma boa qualidade do ar, especialmente em locais onde não é possível abrir janelas para a circulação de ar fresco e ajuda a reduzir a humidade excessiva em ambientes internos, prevenindo a formação de mofo e bolor.
O uso de energias renováveis
As energias renováveis são fontes de energia limpas que se regeneram com o tempo e não se esgotam, protegendo a saúde e o meio ambiente. Estas substituem os combustíveis fósseis e são as maiores aliadas no combate ao aquecimento global, manifestando-se em diferentes variações: